sexta-feira, 20 de novembro de 2009

DR. JOÃO ALVES PIMENTA

UM MODO DE ESTAR NA VIDA

Todos nós do Esquadrão de Cav.ª nº 149 que tivemos o privilégio de conviver de perto e intimamente na dura prova dos nove que é a perigosa situação de guerra com o, na altura, Ten. Mil. Médico Dr. Pimenta, jamais pode olvidar o Homem superior que sob a farda militar foi o nosso médico, psicólogo, pai, mãe e irmão mais velho a toda a hora. Aquele que, quer sob as balas do combate na picada quer na paz e sossego aparente do acampamento, nunca faltou no momento de socorrer em cima do acontecimento os feridos ligeiros e graves em combate. Sem medos ou exigências de protecções especiais: o sentido do dever de socorrer e tentar salvar foi sempre o impuso primeiro, institivo, demonstração de elevada entrega e nobreza de carácter.

Sem nunca despir a farda foi sempre Homem e Médico antes de ser militar e acima de tudo. Assistiu sempre com igualdade e a mesma dignidade os militares do Esquadrão como assistiu, tratou e medicou os nativos locais. Sem medo de emboscadas ou armadilhas deslocou-se às povoações e sanzalas para socorrer acidentados, doentes graves ou mães pretas grávidas em parto para tratar e salvar vidas. Substituiu o falecido Delegado Médico no Caxito e todos os dias deu consulta aberta a todos os nativos sem excepção, recebendo e tratando diariamente dezenas de feridos e doentes.
Se o capitão Abrantes foi o grande herói militar o Dr. Pimenta foi o grande herói da paz e unidade familiar no interior do Esquadrão. Foram ambos, os dois Grandes Homens que, embora de formação profissional e humana bem dissemelhantes, formaram uma dupla de entendimento e Comando que elevou a níveis inimitáveis a capacidade e qualidade do Esquadrão 149.

Quem acompanhou minimamente a sua posterior carreira civil sabe que, tal como já provara na guerra perante os Homens do Esquadrão 149, enfrentou a sua vida profissional com a mesma actitude de carácter ímpar e impoluto, sempre mais dedicado ao outros do que a sí próprio. Não foi por acaso que, imediatamente ao 25 de Abril, foi designado por escolha das forças vivas locais para ser o 1º Governador Civil de Évora em Democracia.
Desde sempre, os princípios deontológicos coincidiam, ou ficavam àquem, dos seus princípios éticos ontológicos, pelo que, fiel a sí próprio, haveria sempre de alguma vez chocar-se com alguns de formação rasteira ou politiqueira. A vida acabou sempre por dar-lhe mais razão a ele que aos outros, pelo que hoje vive rodeado de amigos e até as poucas inimizades contraídas já se renderam à grandeza humana do Dr. Pimenta. E isso porque, também ele, o Dr. Pimenta, mesmo a esses que o contradisseram sem razão, nunca lhes quiz mal algum. Como é timbre dos Homens Bons.


UMA JUSTA E MERECIDA HOMENAGEM

Sábado, dia 28 de Novembro de 2009, pelas 15,30H, no Palácio D. Manuel em Évora, uma justa e merecida homenagem vai ser prestada ao Dr. João Alves Pimenta, com o lançamento do livro "DR. JOÃO ALVES PIMENTA - UM MODO DE VIDA", da autora Maria Reis, sua companheira dedicada.

E estamos em total acordo de sentimentos com a autora quando nos diz que o fez "por uma questão afectiva e de justiça porque acho que o Dr. , pela postura que sempre teve para com os que dele precisaram e continuam a precisar, merece que fique um registo da sua passagem por esta vida".




HOMENAGEM DO "MEMÓRIA 149"

Nós, "Memória 149", morada dos combatentes que foram privilegiados pela inesquecível companhia e ajuda médica e humana do Homem limpo e inteiro que foi e é o Dr. João Alves Pimenta, associamo-nos de alma e coração a esta homenagem simples de acordo com a simplicidade da grandeza do homenageado.
E reproduzimos o poema que no livro"Esquadrão 149 - A Guerra e os Dias", conta o episódio ocorrido no ataque à frente da coluna quando nos deslocáva-mos no Quixico, entre Nambuangongo e Quipedro, e o Dr. se viu confrontado entre o risco de morte pelo caminho por demora até Luanda ou operar ali mesmo um ferido grave a esvair-se com uma perna desfeita.




OPERAÇÃO FRONTAL II

A palavra e o conhecimento, por sí só, não faz o homem,
são as suas acções que o definem e confrontam,
as suas qualidades que o abaixam ou o alevantam,
as suas actitudes que o escondem ou o descobrem
quando nos momentos necessários, decisivos, apontam
o dever e agem a bem dos outros, que ajudam e socorrem.
Explico,
Face à impossibilidade de proceder à evacuação
aérea dos feridos, sobretudo o grave que não aguenta
perder mais tempo, a equipa do Dr. Pimenta,
reúne todos os limitados meios que tinha à mão
e resolve operar ali mesmo no Quixico.
Foi uma noite inteira sem descanso cirurgiando
à luz deficiente de uma gambiarra
utilizando meios rudimentares.
Mas a vida e a perna ficaram nos seus lugares
devido à vontade e determinação do Dr. que as agarra
e devolve ao Soldado, donde se estavam escapando.
Bem haja abnegada gente que com garrotes e lancetas
evitaram mais um português morto, ou de muletas.



1 comentário:

  1. Congratulo-me com a mais que merecida homenagem ao Dr. Alves Pimenta; não poderei estar presente como seria meu desejo, mas endereço ao meu "chefe" de missão um caloroso abraço de muita amizade e consideração pelo relevante papel (talvez o mais importante) que desempenhou ao serviço daqueles que integraram o ECAV 149.
    Com o meu abraço vão os votos das maiores felicidades e desejo de longa vida.

    João Pires (ex-furriel milº. enfº.)

    ResponderEliminar