terça-feira, 3 de novembro de 2009

NOTA DE ABERTURA

APRESENTAÇÃO

Abrimos hoje, passados quarenta e oito anos e meio da sua mobilização em Maio de 1961, o espaço na blogosfera MEMÓRIA 149, desde este momento dedicado a contar e registar o percurso, as acções, a história e as histórias desta inigualável Unidade militar na Guerra Colonial entre 1961 e 1963 em Angola.

Propôe-se neste espaço, igualmente, comentar tudo o que entretanto foi dito, escrito ou registado sob qualquer forma, acerca das intervenções do Esq. 149, no sentido indeclinável de repôr a verdade dos factos, sempre que os relatos destes não condigam com o que vivemos.

O Esq. de Cavª. nº 149, comandado pelo Cap. de Cav. Rui Coelho Abrantes,


coadjuvado pelo Ten. Milic. Médico, João Alves Pimenta


e pelos,
Alferes de Cav. Rúben de Almeida Mendes Domingues, comandante adjunto e do pelotão de reconhecimento.
Alferes Milic. de Cav. Victor António Agostinho Ribeiro, comandante 1º pelotão.
Alferes Milic. de Cav. José Manuel Júdice Pontes, comandante do 2º pelotão.
Alferes Milic. de Cav. António Augusto Espinha Ribeiro de Carvalho, comandante do 3º pelotão,








foi mobilizado em Maio de 1961, embarcou em Lisboa em 27 de Junho do mesmo ano, chegando a Luanda no dia 7 de Julho.
















Com um efectivo de 172 militares, constituido por elementos heterogéneos, provenientes de diversas Unidades e de diferentes incorporações, o Esquadrão de Cavalaria nº149, foi formado pelo Regimento de Cavalaria nº 7, destinado a servir na Província Ultramarina de Angola, na situação de reforço, em comissão de serviço.

No dia 14 de Julho, forçado pelas circunstâncias, apresenta-se ao Comando do Sector Operacional nº 3, Zona de Intervenção Norte (ZIN), de quem fica dependendo para efeitos operacionais e iniciar a sua actividade militar em situação de guerra.



Nesta data começou de facto, para nós, a guerra. A guerra a sério com espingardas, balas, tiros, feridos e mortos. Mas ainda antes, em Lisboa e depois em Luanda houveram histórias de preparativos dignas de serem contadas. Iremos relembrar algumas.

Sem comentários:

Enviar um comentário