segunda-feira, 30 de novembro de 2009

DR. JOÃO ALVES PIMENTA IV


Foi ante-ontem, dia 28, no palácio D. Manuel em Évora, a apresentação pública do livro de M. Reis "Dr. João Alves Pimenta - Um Modo de Estar na Vida". Trata-se de um apanhado biográfico dos factos mais relevantes que "visa transmitir um conjunto de testemunhos sobre a vida de um Homem", como se diz no prefácio. E esse Homem é precisamente o Dr. João Alves Pimenta, o que foi o nosso Ten. Médico, amigo e irmão sempre presente, na guerra em Angola.









EM MEMINO COM OS PAIS
















COM A IRMÃ ROSÁRIO















COM OS PRIMOS

















RAPAZOTE ADOLESCENTE
















TEMPOS DE COIMBRA


















TEMPO DE TROPA
















TEMPO DE GUERRA
NO ESQ. CAV.ª 149








Após a recepção aos convidados, Ana Beatriz R. Ferreira leu um poema de M. Reis "Parar é Morrer", onde consta:
"...Procurou soluções p'ra situações desesperadas/Deu luta à morte sem tréguas e confortou corações".

Seguiu-se uma intervenção do Dr. António Santana Maia:
"...como diziam os romanos, o que não está nas actas não existe, o mesmo acontece hoje, só existe o que fica escrito, daí a importância deste livro na medida em que o Dr. Pimenta pela sua verticalidade e honradez, pela sua dedicação aos outros e à causa pública, é uma daquelas vidas que merece ficar registada para servir de exemplo a todos nós para mais num tempo tão carente de bons exemplos" .

E depois, uma intervenção do Dr. Sertório Leal Baraona:
"Falar do amigo Dr. Pimenta traduz para mim alguma inibição por não poder dizer algumas coisas que gostava de evidenciar. Uma delas, ou várias delas, seria enunciar em primeiro lugar, os defeitos do meu amigo Dr. João Pimenta. Só que não posso, não sou capaz, não sei como, sou ofuscado pela amizade e pela dimensão moral, intelectual e como médico deste cidadão livre que se estabeleceu em Évora há mais de quarenta e dois anos. E isto leva justamente a esta homenagem que é mais que merecida, é justa, e para além de justa, reflecte que ainda há cidadãos, como todos que aqui estão e muitos outros, capazes de renconhecer aquilo que é óbvio e evidente numa sociedade moderna. Temos que valorizar quem faz bem, quem é competente, quem arrisca a sua vida em benefício dos outros, que leva uma esteira de acção continuada de como médico, tendo como objectivo: o bem estar, a saúde e o futuro dos doentes. Sem sombras de dúvidas, e mais, e sem interesses pecuniários que alimentem a sua vida. Eu recordo, é um facto, que o Dr. Pimenta não cobrava consultas à maior parte das suas pacientes".

Houveram depois pessoas da assistência que quizeram prestar o seu testemunho e reconhecimento pessoal ao homenageado biogafado em livro pela sua vida exemplar de Homem que, como as árvores, sente o vento, acena mas nunca perde as raizes e sua verticalidade.
Entre essas pessoas falaram o Ex-Furriel Adolfo Contreiras que leu uma resenha do que está abaixo já publicado neste sítio. Outro elemento do Esquadrão 149 que interveio foi o Ex-Soldado Américo Nunes que afirmou(cito de memória):
"...Não fui para a guerra para ser herói nem me considero tal. Fui obrigado, contra vontade e passei mal de fadiga, alimentação, doenças e sobretudo corri perigos de morte constantes. Contudo, hoje reconheço que, apesar de tudo, só para ter conhecido, convivido e ter como amigo pessoas como o Dr. Pimenta valeu a pena ter estado lá, na ingrata guerra colonial".

























Falou ainda o Presidente do Município de
Évora para agradecer a honra que era para Cidade ter uma figura ilustre, pela postura cívica e qualidades profissionais e humanas, como a do Dr. João Alves Pimenta.





E por fim houve ainda lugar a um "Momento Musucal" a cargo da Tuna Académica da Escola Superior de Emfermagem de S. João de Deus de Évora, onde o Dr. Pimenta è professor.
Seguiu-se a indispensável recordação de marcar o livro com a estimada assinatura do autor.






























































































































2 comentários:

  1. Caros Camaradas do ECav 149
    Por impossibilidade profissional, não pude ir ao lançamento do livro da Excelsa Esposa do "nosso" Dr. João Alves Pimenta.
    Mas desloquei-me a Montemor-o-Novo no Domingo 27/12, aos anos de um Neto,e tive a felicidade de encontrar numa moderníssima Livraria que ali há o "JOÃO ALVES PIMENTA -Um modo de estar na vida", que me apressei a comprar.
    Li-o quase de um folgo e passei a conhecer melhor (porque a vida nos separou desde 1963) um Homem que sempre me habituei a respeitar e por quem tenho uma profunda amizade e a mais elevada consideração.
    Bem-haja Senhora D. Maria Reis pelo Seu Livro.
    Um grande abraço ex-corde Dr. Pimenta.

    António Ribeiro de Carvalho, ex-Alf.Mil.Cav.

    ResponderEliminar
  2. RIBEIRO CARVALHO,
    VIVA, CARÍSSIMO ALFERES DO 149, VALENTE COMANDANTE DO 3º PELOTÃO QUE TEVE A HONRA DE ABRIR AS PORTAS DA GUERRA NA GRANDE ARRANCADA PARA NAMBUANGONGO. E POR DUAS VEZES CONSECUTIVAS SEM REPOUSO.
    AGUARDAMOS PELAS HISTÓRIAS PRÓPRIAS PASSADAS E VIVIDAS PELO DO 3º PELOTÃO PARA SEREM CONTADAS NESTE ESPAÇO ABERTO. OU CRÍTICAS DE ESCRITOS CONHECIDOS SOBRE O NOSSO ESQ. OU NESTE ESPAÇO PRODUZIDAS E MENOS PRECISAS.
    UM GRANDE ABRAÇO.

    ResponderEliminar