sábado, 28 de novembro de 2009

DR. JOÃO ALVES PIMENTA III

DISCURSO DO DR. PIMENTA NOS 25 ANOS

Discurso do Dr. João Alves Pimenta perante os antigos militares e familiares do Esq. Cav.ª 149, pronunciado em Lanceiros 2, Lisboa, em 15 de Outubro de 1988, na confraternização comemorativa dos 25 anos do regresso de Angola.

Note-se como o Dr. com emoção sentida se dirige aos seus amigos com quem conviveu no mesmo sofrimento de agruras e dificuldades no perigo e privações do dia a dia de guerra sem quartel. Como nos indica que devemos ter orgulho, e não vergonha, na nossa passagem pela guerra e como esta, no nosso caso, foi uma escola para a vida tornando-nos mais fortes e melhor preparados para enfrentar as novas agruras da vida civil posterior. Como nos informa que não aceitou ir para promoção ao posto seguinte, capitão, para não deixar o Esquadrão e nos abandonar. Como nos atribui a todos a dignidade de termos pertencido a uma Unidade ímpar de heróis e se despede como Irmão.
Resta comentar que se o Esq. 149 foi o que foi, uma escola de Homens, a ele, que foi o seu melhor Professor e Mestre lhe devemos substancialmente.

1 comentário:

  1. Não há muitos elementos do ex esq. 149 que tão justifadamente mereçam ser homenageados, como o dr. João Alves Pimenta.

    Sempre que penso num homem bom e generoso vem-me à memória este esnesquecível companheiro e amigo daqueles 28 meses "desgraçados."

    Por isso, amanhã, serei um daqueles que irei a Évora para lhe dar um abraço de gratidão.

    Américo Nunes

    ResponderEliminar