sábado, 22 de dezembro de 2012

ENCORAJAR A CORAGEM


No acampamento do dia 01Ago61 na Fazenda Matombe, o Comandante Rui Abrantes, já senhor de confiança total de seus Soldados, decide tomar nova medida de elevado brio e encorajamento militar à sua Tropa, Esquadrão 149. 
Nesse dia dá ordem de que nenhuma viatura do Esquadrão usasse qualquer tipo de blindagem de protecção de que tipo fosse. Quem pusera taipais de madeira ou chapa ou outro material como "blindagem militar" deveria imediatamente limpar as viaturas de tal empecilho para a visibilidade e mobilidade dos Soldados. 



Foi outra medida inovadora e exemplar face ao que se tornara prática geral nas Unidades que partiam para o mato na ZIN, Zona de Intervenção Norte.
Como toda medida contra-corrente, também esta suscitou reservas em alguns mais receosos que tinham implantado tal protecção por imitação do que tinham visto. 
Contudo o Capitão explicou que melhor que aquela "blindagem" abarracada era os Soldados terem boa visibilidade como prevenção e total mobilidade nos ataques do que estarem sujeitos a ficarem encurralados na viatura onde o inimigo lhes podia cair em cima. 
Isto acontecera com o Bat. Caç. 114 em Anapasso e o nosso Capitão, bom observador e estudioso militar, detinha-se nestes detalhes que eram de grande importância para a estratégia e encorajamento moral dos Soldados. 


O Capitão Comandante dava o exemplo no seu jipe

A coragem de um chefe quando aliada do estudo cuidado e bom senso constitui um exemplo determinante para os seu subordinados.
Uma coragem assim tem tudo para ser bem sucedida e, sendo bem sucedida, eleva a coragem dos que são sujeitos às medidas e tanto mais quanto constatam, na prática, a sua justeza.
Um Comando racionalmente corajoso eleva e encoraja, a todos os níveis, o moral e coragem individual dos Soldados e dá uma identidade especial à Unidade a que esses Soldados pertencem.


Sem comentários:

Enviar um comentário