sexta-feira, 8 de maio de 2020

EQUIPAS DE FUTEBOL DO ESQ. 149 E OS GRANDES JOGOS


JOGO TREINO NO CAMPO DO CAXITO 1961
 
JOGO NO CAXITO 1961
De pé da esquerda para a dirira: Soldado José Augusto, Alferes Agostinho Ribeiro, Furriel Carita, 
Alferes Ribeiro de Carvallho, Soldado Aníbal, Soldado Camilo.
Sentados da esq. para a direita: Cabo Cardona, Cabo Fernando, Soldado Leal, Furriel Contreiras e Furriel Leite.
JOGO NO CAMPO DO CAXITO 1961
JOGO CONTRA O ESQ. 107 NO CAXITO 1962
JOGO CONTRA A EQUIPA DA COMPª. DE ENGª. 123 EM LUANDA 1962
AS DUAS EQUIPAS DO JOGO COM A COMPª. ENGª 123 EM LUANDA 1962
JOGO COM O ESQ. CAVª. 122 EM LUANDA ESTÁDIO DOS COQUEIROS 1963

Constata-se que a maior parte eram craques insubstituíveis na equipa base do Esq. 149; eles estão em todos os jogos como o Soldado José Augusto de Lx, o Cabo Fernando de Linda a Pastora, o Soldado Camilo de Catanhede todos ex-jogadores júniores do Benfica e o Soldado Anbíbal ex-júnior do F.C.Porto, além dos igualmente insubstituíveis Alferes Ruben, Furrieis Contreiras e Carita e do Soldado Leal da Covilhã e mesmo os poucos restantes são regularmente os mesmos como o Alferes Ribeiro Agostinho Comandante do 1º Pelotão.
Havia, portanto, uma equipa de seleccionados pelas melhores artes do chuto, domínio e passe de bola e portanto formavam o grupo dos indiscutíveis.
Indiscutíveis? Bem com o Alferes Ruben não se podia discutir muito pois ele era o 2º. Comandante do Esq. e se ele queria jogar não era fácil excluí-lo da equipa tanto mais que, diga-se, qualquer outro seu subtituto não faria melhor que ele.

Também de realçar, deste tempo de guerra, que estes jogos só foram possíveis porque estávamos sediados no Caxito como Unidade à ordem e sob o comando especial do Sector 3, Comando Geral Militar da ZIN, Zona de Intervenção Norte instalado na Fazenda Tentativa.
Quando mais tarde mudámos para o Mucondo isolados do mundo e rodeados do inimigo por todos os lados tais exercícios de recreio terminaram.
A receita do Dr. Pimenta, para aliviar o duro isolamento sob constante perigo, era enviar os mais desorientados física e mentalmente uns dias para Luanda de modo a refrescar-lhes a mente e elevar-lhes o moral.
E o Dr. Pimenta era um grande médico e um psicólogo gentleman expert atento ao mínimo sinal de desvario mental dos Soldados.
    
 

Sem comentários:

Enviar um comentário