quarta-feira, 4 de setembro de 2019

HOMENAGEM DO ESQ 149 AO SOLDADO 267 de 61 JOAQUIM FERRAZ de AGUIAR



Como estava anunciado, no dia e hora prevista, cumprimos  o nosso dever de prestar a merecida e devida homenagem ao nosso camarada Joaquim Ferraz de Aguiar, Soldado 267/61 do nosso glorioso Esquadrão de Cav. 149 tombado em combate na frente da coluna junto do Rio Lué em 31.08.1961 pelas 18H00.
Estiveram presentes na homenagem com os seus nobres pendões representantes da Associação de Ex-Combatentes de Marco Canaveses, sua terra natal que também já prestaram homenagem local aos seus mortos incluindo o Aguiar e da Associação o Lanceiro admirável e abnegada gente que se dedica a preservar a história da Cavalaria de Portugal.
Igualmente presentes estiveram os Escoteiros nas pessoas de dois representantes da Unidade Escoteira a que pertencia o Aguiar e digna responsável pela trasladação do corpo desde Quipedro em Angola para Lisboa e pelo projecto desta sepultura condigna de um herói no cemitério do Alto de S. João.
E, dada a persistência do Cardona, tivemos presente connosco a senhora Aurora da Conceição Ferraz Conde de Oliveira, tia e a familiar viva mais próximo do Aguiar, o primo António Morais Vieira Aguiar e muito emocionante e simbolicamente a senhora Celestina Andrade Rodrigues na altura namorada e madrinha de guerra do Aguiar que muito nos sensibilizaram e honrou.
E, claro, tivemos connosco mais uma vez um grupo de camaradas do nosso inimitável Esq. Cav. 149 entre eles o Ramiro António de Sousa, Soldado 77/61 condutor da viatura onde seguia o Auiar e o Ernesto Augusto Vestia, Soldado 205/61 que dedicaram palavras mui sinceras e comoventes ao amigo e camarada Aguiar.
Falaram, por fim, o José António Botas Cardona 1º. Cabo 106/61 incansável alma impulsionadora e organizadora dos nossos encontros que marcam e preservam a memória do Esquadrão 149 e o Fur. Mil. Adolfo Pinto Contreiras, camarada amigo e ajudante do Cardona.
A encerrar a pequena-grande homenagem ao Aguiar falaram alto e em uníssono todos os presentes cantando o Hino Nacional.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário