domingo, 15 de setembro de 2019

HOMENAGEM AO AGUIAR SOLDADO Nº 267/61, DISCURSO DO FURR. MIL. CONTREIRAS


 

Antes de mais o nosso agradecimento aos presentes  que se dignaram juntar-se a nós nesta cerimónia de homenagem ao nosso herói comum aqui sepultado.
Aos ex-combatentes de Marco de Canavezes terra natal do homenageado.
Aos dirigentes da Associação do “Lanceiro” nossos amigos sempre prontos a colaborar com o Esq. 149.
Aos familiares do Aguiar que também quiseram associar-se a esta homenagem ao sobrinho e primo herói da família.
E, claro, aos camaradas do inesquecível Esq. 149 que preservam a memória do seu camarada herói morto em combate.
E um agradecimento muito especial e sentido aos Escoteiros que são os principais responsáveis por este Memorial erigido para ser a digna última morada do nosso camarada de armas Joaquim Ferraz de Aguiar.
Nós, os seus camaradas do Esq. Cav. 149, logo após a sua morte, só pudemos no dia seguinte dar-lhe uma morada no local do acampamento mas nem por isso deixámos de lhe dar um funeral cristão e prestar-lhe as devidas honras militares.
Para os militares vivos do Esq. a guerra continuou igual como antes e a luta pela sobrevivência durante 28 meses e mais três baixas e muitos feridos, inevitavelmente, fez esquecer o nosso único morto que não pudemos enviar para Luanda.
Felizmente o Aguiar, militar do inigualável Esq. 149 também era militante dos Escoteiros e estes tiveram a grandeza de o retirar da cova de Quipedro e dar-lhe uma morada condigna de um herói.
Faltava, contudo, dar uma direcção, um endereço, uma referência familiar a essa nova morada, completar a sua identidade.
Faltava juntar de novo o Aguiar aos seus camaradas de armas.
E faltava que os seus camaradas de armas e de guerra viessem aqui junto dele prestar a devida homenagem ao herói que tombou em combate em sua defesa.
E logo que soubemos da sua morada aqui quisemos fazer-lhe companhia e aqui estamos, e aqui vamos ficar.
Com esta placa-lápide restituímos ao nosso herói o seu endereço militar que, tal como é para nós, também será para ele um orgulho voltar a pertencer á família deste glorioso Esquadrão 149.    
Com esta homenagem à memória do Aguiar cumprimos um dever em falta e igualmente é também para nós uma honra e orgulho enorme voltar a estarmos junto do nosso herói morto.
Herói morto que, uma vez aqui imortalizado na pedra deste monumento e no bronze desta placa, vai continuar a conviver com os vindouros e nós estaremos, a partir de agora,  junto deles, escutando-os.


Lisboa, 31.08.2019

Sem comentários:

Enviar um comentário