terça-feira, 1 de maio de 2018

HOMENAGEM DO E. 149 AO DR. JOÃO ALVES PIMENTA

>
No dia 28 de Abril de 2018 um grupo de antigos militares do Esquadrão 149 fez uma visita ao seu camarada de comissão na guerra em Angola Ten. Mil. Médico Dr. João Alves Pimenta em jeito de homenagem àquele que consideramos ter sido o mais forte e melhor de todos e um exemplo perfeito de Irmão mais velho que olhava e tratava todos com uma dedicação de mãe. Em Nome do Esquadrão falaram o Fur. Pires, enfermeiro auxiliar da "Secção Sanitária" do Esquadrão comandada e dirigida pelo Dr. Pimenta, o 1º Cabo Cardona e o Fur. Contreiras, co-autores da homenagem.
O Fur. Contreiras leu o seguinte texto:

 Viemos hoje aqui trazidos por nossa livre vontade e guiados por um sentimento de amizade e gratidão para com o Dr. Pimenta. 
Estamos hoje aqui juntos do Dr. Pimenta para lhe dizer de viva voz quanto o admiramos e respeitamos pela sua dedicação e entrega aos sábios cuidados de tratar os nossos males quaisquer que eles fossem. 
Sim, porque o Dr. Pimenta tratou com o mesmo empenho e eficiência quer os feridos no corpo pelas balas quer os feridos pela doença, pelo paludismo, pelo isolamento no mato, pelo esgotamento ou abatimento moral. 
E a verdade é que, fosse por que motivo fosse, feridos, doentes ou não, todos passámos pelas suas mãos nem que fosse para fazer uma consulta, pedir um conselho, uma ajuda ou uma palavra de conforto. Contudo, ao contrário, nunca ninguém viu o Dr. Pimenta em apuros, desorientado ou perdido face aos ataques e tiroteios, perante dificuldades e perigos. 
Como aconteceu a caminho de Nambuangongo, e podemos ver no filme respectivo da RTP "A Grande Arrancada", logo que havia tiros e feridos sempre o Dr. Pimenta aparecia imediatamente junto dos homens caídos na picada com os seus tratamentos adequados e mãos milagrosas com a serenidade como se estivesse no ambiente do hospital. 
E foi assim sempre, e abnegadamente, mesmo junto das populações locais como aconteceu no Caxito.
 Pensando bem, no fundo, de todos os homens do Esq. 149 ele foi sempre o mais forte de todos pois nunca ele nos pediu ajuda e todos nós, de algum modo, lhe pedimos socorro em horas difíceis. 
Mas, por outro lado, ele foi também o melhor de todos. Pois ele já nos disse uma vez que, a certa altura, foi convidado para ser promovido a Capitão e, porque isso acarretava ter de nos deixar, ele não aceitou para não nos abandonar e poder continuar junto de nós até ao fim da comissão e regresso do Esquadrão. 
Portanto a nossa dívida de gratidão perante o Dr. Pimenta é incomensurável. Logo, a nossa vinda hoje aqui não é mais que uma pequena prestação para amortização dessa dívida impagável.  
E que viva o Dr. Pimenta muitos anos para que possamos continuar a vir cá pagar muitas mais prestações. 

Évora, 28.04.2018 


O Dr. Pimenta, mesmo algo enferrujado como se auto-definiu e também emocionado, agradeceu a nossa lembrança de o visitar e não o esquecermos com palavras precisas de grande sensibilidade e grata memória dessa passagem inesquecível junto de nós, sua família adoptiva.
 ............................................................................................................................... 
 A palavra e o conhecimento, por si só. não faz o homem,
são as suas acções que o definem e confrontam,
as suas qualidades que o abaixam ou o alevantam,
as suas actitudes que o escondem ou o descobrem
quamdo nos momentos necessários, decisivos, apontam
o dever e agem a bem dos outros, que ajudam e socorrem.
Explico,
face à impossibilidade de proceder à evacuação
aérea dos feridos, sobretudo o grave que não aguenta
perder mais tempo, a equipa do Dr. Pimenta,
reúne todos os limitados meios que tinha à mão
e resolve operar ali mesmo no Quixico.
Foi uma noite inteira sem descanso cirurgiando
à luz deficiente de uma gambiarra
utilizando meios rudimentares.
Mas a vida e a perna ficaram nos seus lugares
devido à vontade e determinação do Dr, que as agarra
e devolve ao Soldado, donde se estavam escapando.
Bem haja abnegada gente que com garrotes e lancetas
evitaram mais um português morto ou de muletas. ..................................................................................................................................
 Poema "Operação Frontal II" do livro de José Neves "O esquadrão 149, a Guerra e os Dias"

1 comentário: