quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

NATAL 2017 COM ESPÍRITO DE 1962

NATAL 1962 NA ROÇA RODRIGUES & IRMÃO

No final de1962 estava o Esquadrão sediado em Bolongongo e tinha destacados, com rendições quinzenais, um Pelotão no Terreito a cerca de 20 kms e outro na roça Rodrigues & Irmão a cerca de 80 kms para lá do Terreiro.
No Natal desse ano calhou ao 1º Pelotão estar de serviço de protecção na roça Rodrigues & Irmão situada próximo do rio Dange cuja nascente era naquelas zonas altas circundantes. Para festejar o dia adquirimos aos contratados habitantes na roça, que criavam os seus animais próprios, alguns frangos para fazer um churrasco e desse modo ter um almoço de comemoração do dia de Natal.
Não me recordo porque motivo o Alferes Ribeiro Agostinho não pode estar connosco e o Pelotão era comandado pelos Furriéis Marcos e Contreiras que se vêem na mesa à esquerda na foto acima. Estávamos em vésperas de ser rendidos e o Pelotão já tinha algumas baixas evacuadas para o Dr. Pimenta no Bolongongo devido ao paludismo que grassava naquelas paragens, não obstante, o equipamento especial que tínhamos para o tratamento da água que consumíamos.
Foi um Natal muito especial preparado, cozinhado e comemorado por um grupo pequeno de Soldados isolados por matas cerradas e uma picada com cerca de 100 kms distante dos restantes camaradas do grosso do Esquadrão. Mas foi também mais um momento de convivência em cumplicidade de amizade total e única como só é possível acontecer na guerra sob condições reais de perigos de morte. 
Foi mais um momento para cimentar a nossa amizade para o resto da vida.

Relembro este episódio para reforçar os desejos de que todos os sobreviventes do nosso Esq. 149 possam neste Natal 2017 comemorar na intimidade dos seus grupos familiares e amigos, livres de perigos e doenças, com igual comunhão de sentimentos de amizade e alegria de viver como naquele dia de Natal de 1962 o fizeram os Soldados destacados e isolados do mundo no interior das matas de Angola. 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário