quarta-feira, 8 de novembro de 2017

COR. CAV. RUBEN DOMINGUES, NOSSO ALFERES COMANDANTE DO ESQ.149; FESTA DO 80º ANIVERSÁRIO.




Numa primeira visita à recém-passada e bonita festa do 80º aniversário do Nosso Alferes Ruben Domingues, 2º Comandante do Esq. Cav. 149 em Angola 1961-1963, constatamos à partida o mesmo homem corajoso e decidido que, tal como procedia em tempo de guerra em Angola, também ainda hoje perante o ataque dos monstruosos fogos florestais de Outubro que lhe destruíram totalmente a casa familiar centenária, não desistiu nem cedeu ao desânimo, antes pelo contrário, à boa maneira do oficial de cavalaria voltou à carga e respondeu inflexivelmente com a realização já anunciada da festa do seu aniversário.
A festa fez-se e o Nosso Comandante Alferes Ruben, agora coronel na reserva, esteve rodeado dos familiares e amigos pessoais e também, em grande escala, dos camaradas colegas amigos militares e sobretudo dos Soldados por si comandados numa demonstração de reconhecimento, gratidão e amizade pelo antigo Comandante seu primeiro defensor corajoso em tempo de guerra.
E foi em ambiente de recordações de felicidade para todos e, certamente, de inesquecível alegria para o Nosso Comandante Ruben Domingues.

Contra a vontade expressa do Nosso Comandante, contudo, não por desobediência mas antes por força da vontade genuína de expressar a nossa gratidão e amizade, os Soldados presentes, em nome do Esq. 149, fizeram oferta de uma lembrança e disseram algumas palavras, elogiosas pois claro, que dizer outra coisa não seria verdadeiro.



Assim o Fur. Mil. Contreiras disse:

Sabemos que o Nosso Comandante apenas aceita, exige mesmo, como único presente a presença e estima pessoal de cada um de nós nesta comemoração única dos seus 80 anos de vida.
Pois, como Soldados do Esq. 149 aqui estamos presentes cumprindo respeitosamente, mais uma vez, a ordem do Nosso Comandante.
Contudo, os Soldados do Esq. 149 presentes, estando aqui em nome de uma amizade especial individual estão, sobretudo, em nome de uma gratidão colectiva da Unidade Militar, o Esq. 149, a qual o Nosso Alferes Ruben comandou e defendeu corajosamente no seu todo colectivamente.
A nossa atitude não é, por conseguinte, uma desobediência mas antes sim, um imperativo de consciência moral e militar pois se o Nosso Alferes era um e nós muitos, hoje aqui, o Nosso Alferes representa esses muitos e nós um único, uma presença única tal como único foi o Esq. 149.
Assim, em nome desta Unidade de Vontades contra uma Vontade Individual, permita-nos o cumprimento do dever do coração em detrimento do dever militar.
Queira, portanto, aceitar esta lembrança em nome único do Esq. 149 como memória de uma amizade fraternal sentida, fundada e cimentada sob os perigos de guerra onde fomos sentinelas alerta e guardiões vigilantes da vida de todos por todos.
Viva o Comandante Ruben.


E o 1º Cabo Botas Cardona disse:



1.     Caro amigo, Alferes Rúben Domingues, hoje distinto Coronel de Cavalaria
2.     Naquele tempo, na guerra em Angola, no ano de 1961/63, o senhor num acto talvez irreflectido, castigou-me com dez dias de mato, aquando o nosso esquadrão estava aquartelado no Caxito.
3.     Mais tarde, por arrependimento ou talvez não, verifica então que a minha conduta e o meu desempenho como militar, era e continuou a ser sempre, a de um elemento consciente e responsável, do trabalho e da responsabilidade, que me tinha sido distribuído no cargo, imposto pelo Comando do Esquadrão.
4.     Assim, o meu Alferes, sendo 2º Comandante do E. CAV 149 do nosso Esquadrão nessa altura, decide “presentear-me” com um louvor de trabalho em plena guerra colonial.
5.     Se antigamente, já lá vão mais de meio século, ambos nós, tínhamos uma franca e boa amizade, esta cimentou-se mais com esta situação.
6.     Hoje, como temos um bom coração, aqui estamos os dois, e não só, a festejar e a comemorar os seus 80 anos de vida.
7.     Ofereço-lhe esta minha simples oferta, que descreve e recorda o passado e o presente, da nossa imensa e profunda amizade.
8.     Desejo-lhe as melhores e as maiores felicidades pela vida fora.
9.     Obrigado pela amizade e não só, já lá vão decorridos 56 anos.
1. Bem haja, meu caríssimo amigo, Coronel Rúben Domingues


oO Alf. Mil. Ribeiro de Carvalho fez entrega da sua velha bóina preta e dos gastos galões quando ambos eram Alferes de Cavalaria 7 na Ajuda em memória dos mesmos símbolos militares que o Alferes Rubem havia perdido nas suas deambulações em comissões militares por África.
  

Sem comentários:

Enviar um comentário