terça-feira, 9 de novembro de 2021

JOÃO ALVES PIMENTA 1931 - 2021

Ten. Mil. médico do Esquadrão de Cavalaria nº 149 entre 1961-1963 em Angola, natural de Ponte de Sor, nascido em 06 de Maio de 1931 faleceu ante-ontem em 07 de Novenbro de 2021.

Figura exemplo de vida ímpar do Esquadrão foi-o igualmente na sua vida profissional como constatámos acompanhando-o sempre de perto desde o nosso encontro e camaradagem durante vinte e oito meses contínuos de situação de guerra no Norte de Angola. Ele que corria imediatamente agarrado à sua maleta de pronto-socorro mal era informado de alguém ferido, e que só não conseguiu dar vida aos que lhe chegavam às mãos já mortos; Ele que socorreu homens e mulheres de tantos males e salvou tantas vidas não pôde socorrer e salvar-se a si próprio da implacável corrosão do tempo; já alguns homens poderosos da mitologia tentaram lutar e matar a morte para tornar-se imortais contudo, o Dr. Pimenta imortalizou-se, junto de nós, pela suas qualidades de amizade, entrega, competência e generosidade dedicadas aos outros que dele precisavam.

Todos nós, os homens do Esq.Cav.ª 149, temos de algum modo e sob qualquer um aspecto da nossa vida na guerra em Angola, uma dívida de gratidão pelo apoio clínico primeiro e depois pelo apoio moral, psicológico, conselho amigo e familiar, que prestou desde o primeiro momento a todos igualmente; dedicou-se aos outros como se todos fossem de sua família e, verdadeiramente, tornou o Esq. 149 numa grande família na qual Ele era a figura paternal que todos escutavam e em quem todos confiavam abertamente. 

A sua atenção acerca da saúde física, moral e mental dos homens do Esquadrão era permanente e nunca deixou que algum deles ultrapassasse o ponto de não retorno ou caísse em situação de demência mental por cansaço ou por medo do perigo eminente; até como homem militar era um exemplo de coragem inteligente que sabia correr os riscos necessários para o socorro sob combate.

Por nossa vontade quereríamos tê-lo, para sempre, junto de nós mas o que nós queremos não conta perante a lei não escrita mas rigorosa e inultrapassável na vida dos humanos sobre a terra. Assim, resta-nos a ajuda do seu exemplo para completar a caminhada e pensar que Ele está algures, observando-nos.   

        

Sem comentários:

Enviar um comentário