sábado, 20 de outubro de 2012

149, CONFRATERNIZAÇÃO 2012


E o nosso encontro voltou a acontecer e foi, como vem sendo anualmente, um emocionado reencontro de histórias e episódios passados em comum.
Episódios dolorosos vividos e contados pelos próprios intervenientes, contados na primeira pessoa; tu e eu, ou eu e tu, ou eu tu e ele e ele, descritos com todos os pormenores do local, do tempo, da hora e do perigo.
Episódios reais, hoje contadas com alegria pelos sobreviventes, e porque são felizes ocasionais  sobreviventes de outros camaradas de guerra que tombaram a seu lado.
São sobreviventes do sol abrasador, da chuva torrencial, do pó às nuvens, duma casa em movimento perpétuo sobre quatro rodas e vinte e quatro horas dia e noite sob a mira das armas do inimigo. E por fim, sobreviventes de muitas balas de matar e até do impacto de balas no próprio corpo.

Mais que ninguém, são merecedores de trazerem impregnada na alma a dignidade de felizes combatentes limpos.

 

O ponto de encontro foi no "Parque Biológico" de Avintes, Vila Nova de Gaia

 

Em primeiro plano  "O CANHANGULO", um dos primeiros feridos com um tiro de canhangulo e daí a sua alcunha de guerra.

 

Foram nomeados os mortos em combate e lembrados e recomendados ao céu todos os mortos do Esquadrão e que vivem em nosso coração enquanto este bater. 




O convívio foi, como sempre, um longo e sempre curto momento de troca de velhas e novas recordações sobre episódios que cada interveniente conta, ao seu estilo, como foi, o medo que apanhou e o que aconteceu e, sobretudo, o que podia ter acontecido de trágico.   



  
À falta do nosso Comandante Cap. Cav. Rui Abrantes por motivos de saúde, falou aos combatentes o Médico do Esquadrão Dr. Ten. João Alves Pimenta, no tempo de guerra o segundo Oficial mais graduado da Unidade e, além de médico de elevada qualidade técnica, um Homem de grande humanidade sempre pronto a curar as feridas e as almas dos seus Soldados, e por isso muito querido e respeitado por todos.





É sempre com um "brilhozinho nos olhos" e grande entusiasmo que os combatentes vêem o filme da sua vida, "A GRANDE ARRANCADA" realizado pelos repórteres da RTP, Neves da Costa e Serras Fernandes, que nos acompanharam desde o Ambriz até Nambuangongo, e que relata exactamente a fulgurante progressão e os combates do nosso Esquadrão ao longo da reconquista do itinerário de 180 Kms e o hastear da bandeira em Zala e depois em Nambuangongo, juntamente com o Bat. 96 do Coronel Maçanita.



E, claro, não faltou o bolo e o champanhe que todos levantaram alto e brindaram com a tradicional galhardia da Cavalaria.  

Sem comentários:

Enviar um comentário