domingo, 16 de outubro de 2011

ENCONTRO 149 DE 2011, 50 ANOS

Já foi ontem a confraternização comemorativa dos 50 anos 50, da nossa ida obrigatória para os perigos de vida e morte no teatro de guerra em Angola.
Passou-se meio Século e ontem estiveram reunidos os ainda sobreviventes, muitos deles acompanhados de filhos e netos. Ontem a reunião realizou-se em Lanceiros 2, Unidade herdeira do Reg. Cav.7, nossa Unidade de recrutamento, hoje extinta.
Dignos de memória, homenageamos os nossos mortos em combate com o apoio total do Comando da Unidade que celebrou connosco suas memórias de sacrifício de vida, com honras militares junto ao monumento onde constam perpetuados na pedra os seus honrosos nomes.
O nosso Comandante Rui Abrantes, embora com debilidades físicas, quis estar presente e presidiu à merecida e devida homenagem aos nossos mortos.
Devido a doença inesperada, faltou e fez imensa falta, a presença e alegria contagiante do Cor. Ruben, nosso antigo Alferes e 2º Comandante do Esquadrão que, sendo militar de carreira, foi mais um Alferes entre os milicianos com quem cimentou um grupo de forte amizade e coesão civil e militar de grande contributo para a glória do Esquadrão. Todos sentimos com emoção o facto da sua não presença e desejámos,e desejamos que a sua força de combatente e lutador indomável, regresse a seu corpo e vença mais esta batalha. E que volte rápido ao nosso convívio onde se sente muito a falta de sua palavra e opiniões sentidas acerca do nosso seu Esquadrão. .
Trocaram-se histórias boas e histórias más passadas na guerra, agora todas contadas com uma alegria de inolvidável saudade. O que foi mais perigoso ou doloroso para cada um é o que está mais presente na memória e os que viveram juntos esses momentos únicos, relembram uns aos outros novos pormenores, refazendo e tornando cada história já contada uma história nova.
E a forte e solidária antiga amizade nascida e selada sob o jugo do perigo vivido e sentido em comum, é fácil de observar estampada nos rostos destes militares na hora do encontro e troca entusiástica de alegrias entre si.


Sem comentários:

Enviar um comentário