sábado, 5 de dezembro de 2009

149, OS DOCUMENTOS DE HEROICIDADE II

QUADRO DE HONHA
LOUVOURES
Adicionar imagem
OS/2 - QG/RMA, de 05Jan62.
O General Comandante da Região Militar de Angola, LOUVA o ESQUADRÃO DE CAVALARIA Nº 149. porque "tendo recebido, na operação «Viriato», uma missão identica à que foi atribuida a unidades de escalão superior (abertura de itinerários convergentes em Nambuangongo) conseguiu com os seus limitados meios e os reforços que lhe puderam ser fornecidos , alcançar um sucesso digno de maior admiração, porquanto atingiu Nambuangongo, pelo itinerário mais longo, apenas com o atrazo de 16 horas sobre a força que aí chegou primeiro, apesar de ter iniciado as operações dias depois."
E porque" Não menos brilhante foram as actuações desta unidade quando, após um dia de descanso em Nambuangongo, se lançou sobre Quipedro." E pela " colaboração que prestou, 15 dias mais tarde, na operação desencadeada na Pedre Verde, actuando sobre a linha narural de retirada do inimigo."
E porque "O número de baixas sofridas pelo E. CAV. 149 - 4 mortos e 40 feridos, dos quais 6 irrecuperáveis - é suficientemente expressivo e constitui o pesado tributo da glória que alcançou."




OS/2 - QG/RMA, de 05Jan62.
O General Comandante da Região Militar de Angola, LOUVA o Capitão de Cavalaria, RUI COELHO ABRANTES, Comandante do Esquadrão de Cavalaria nº 149, porque "...soube imprimir à sua Unidade - mercê do seu elevado moral, sangue frio, audácia, competência profissional, emergia e iniciativa que possui - uma mobilidade de tal forma exemplar que lhe permitiu com os reduzidos meios de que dispunha, surpreender o inimigo em todas as circunstâncias e manter o ritmo de progressão de que é fiel testemunho a fulgurante marcha que realizou sobre Nambuangongo em 16 dias".

























OS/14 - QG/RMA, de 16Fev62.

O Comandante Chefe das Forças Armadas de Angola, considera por sí conferido o Louvor da OS/2 - QG/RMA de 05Jan62, com a redacção seguinte:
LOUVADO o Capitão de Cavalaria, RUI COELHO ABRANTES, Comandante do ESQUADRÃO DE CAVALARIA Nº 149. ....


























OS/4 - ECav. 149, de 07Ago61.
LOUVO o Senhor Ten. Mil. Médico, JOÃO ALVES PIMENTA, porque... "aproveitou todos os momentos disponíveis para o tratamento dos doentes", e porque..."Registo também o seu temperamento calmo, destemido e decidido por forma a conseguir imediatamente socorrer os homens feridos", e porque... "deixo registado a qualidade fundamental do médico militar saber aliar a sua elevada competência profissional à noção exacta da missão a cumprir pela Unidade a que pertence".
























OS/8 - ecAV,149, DE 08sET61

LOUVO o Senhor Ten. Mil. Médico, JOÃO ALVES PIMENTA, "porque... trabalhou incansavelmente durante várias horas, sem se alimentar, afim de evitar o perigo de vida em que se encontrava uma das praças, operando-a e ministrando soro..."
























OS/10 - EcAV. 149, de 17Set61

LOUVO o Senhor Ten. Mil. Médico, JOÃO ALVES PIMENTA, porque "durante a operação de transposição do Rio Dange, demonstrou mais uma vez o seu elevado espírito de corpo, cooperando em todos os trabalhos realizados, aliando as sua qualidades militares ao prestígio angariado como médico durante o tempo que serve neste Esquadrão, por forma a conseguir um rendimento de trabalho difícil de igualar".
E porque "É um oficial exemplar, dotad de espírito de sacrifício inexcedível, com cultura digna de nota, e cujo prestígio ao fim de tão pouco tempo de serviço nesta Unidade é já de molde a merecer o reparo de quantos o rodeiam. Sente-se este comando orgulhoso por entre os seus oficiais, estar incluido um, cujas qualidades excedem em muito as habituais, não só
do ponto de vista técnico, como de virtudes militares."
























OS/60 - Com. Sect.3, de 19Mai62
OS/12 - ECav. 149, de 29Mai62
O Comandante do Sector Operacional nº 3, LOUVA: O Senhor Ten. Milº Médico, JOÃO ALVES PIMENTA, porque " nomeadamente na operação "VIRIATO" para a abertura do eixo Ambriz-Nambuangongo-Quipedro e operação "ESMERALDA" para a limpeza da região da PEDRA VERDE, demonstrou uma alta e heróica compreensão da grandeza do dever militar e da disciplina pelos acttos de rara abnegação , valentia e coragem que com grande sangue frio e serenidade praticou nas diversas situações de combate que teve de enfrentar." "Da sua decidida e enérgica atitude e notória acção do ponro de vista clínico, especificamente nas accções que ocorreram nas regiões de QUIMAZANGUE e QUIXICO, em que pôs bem em destaque aquelas virtudes, resultou uma confiança e prestígio tal entre os seus camaradas e subordinados, que muito contribuiram para o elevado moral do pessoal e bom êxito das operações da sua Unidade".
























OS/11 - QG/RMA, de 06Fev63

LOUVADO o ten. Mil. Médico, JOÃO ALVES PIMENTA porque "há mais de um ano no CONGO, se evidenciou um Oficial destemido", porque " Em QUIXICO foi notória a acção do Dr. Alves Pimenta" que " tratou ininterruptamente durante cerca de seis horas o soldado ferido mais gravemente, afim de lhe se possível salvar a vida..."
"Os serviços deste Oficial devem ser considerados relevantes e distintos."

























Justamente, estes dois Homens, o Capitão RUI ABRANTES e o DR. JOÃO ALVES PIMENTA, são considerados por todos que constituiram o corpo de pessoal do Esquadrão 149, os dois heróis maiores da nossa Unidade. E tal consideração foi estabelecida logo durante e passado que foi o comportamento do Esquadrão na operação Viriato(Nambuangongo), depois em Quipedro e Pedra Verde.
Neste caso último com o feito temerário e único da transposição do Rio Dange sobre uma jangada improvisada no local com paus arrancados da mata, tábuas e bibons velhos abandonados, e o Esquadrão completo, homens, equipamentos e GMC com 14 Ton., transpuseram o Rio sob a presença do inimigo, sem a mínima perda.
Tudo isso só foi possível devido à confiança determinada que os homens do Esquadrão depositavam no seu Comando, especialmente nestes dois heróis maiores que, cada um no seu mister, se conciliavam e completavam perfeitamente para alcançar o objectivo com êxito total .

Sem comentários:

Enviar um comentário