segunda-feira, 18 de julho de 2016

149, ENTRONCAMENTO 1999




Aproxima-se a data do nosso Encontro de 2016 que este ano se realiza no antigo quartel dos Comandos na Amadora.
Já não existe o Regimento de Cavalaria 7 na Ajuda, Unidade mobilizadora do 149 e agora também vai desaparecer da Ajuda em Lisboa a Unidade de Lanceiros 2, até aqui herdeiro direto do espólio histórico-militar do RC7, que ocupou e se instalou no antigo local da Unidade de Comandos na Amadora onde já funciona.
O Cardona tem andado numa azáfama enorme não só tratando da logística do novo Encontro como tratando da mudança das placas comemorativas existentes, que precisaram de reparações, como da nova placa para assinalar o próximo Encontro. E, como é próprio do Cardona, apesar de muito trabalho e chatices, ele tudo fará para na hora própria tudo estar na ordem precisa e impecável para realizarmos o nosso Encontro em alegria.
Como os quarteis vão mudando e desaparecendo no tempo também nós, os nossos Oficiais, Sargentos, Cabos e Soldados vão ficando incapazes ou desaparecendo no tempo, inevitavelmente. Veja-se o vídeo acima do nosso Encontro de 1999 no Entroncamento e note-se a quantidade de camaradas de guerra ali vistos que já nos deixaram e como ainda naquele tempo a felicidade de nos vermos e recordarmos as nossa histórias de guerra era patente nos nossos sorrisos e abraços.
Cada vez mais já não temos de comemorar só os nossos mortos tombados em combate na Guerra mas, infelizmente, também os que vão tombando na luta diária pela existência e contra o tempo.
Por isso é nosso dever estar presente e todos juntos, combatentes e familiares, prestar homenagem digna e merecida a todos que já nos deixaram.
É nosso dever de boa memória, camaradagem e amizade, enquanto pudermos e houver dois combatentes vivos do 149, reunir-se para prestar homenagem aos que velaram por nós de armas na mão em nossa defesa.