domingo, 24 de fevereiro de 2013

LIVRO "HISTÓRIA DO E. CAV. 149"


 EDIÇÃO DE 1963

 EDIÇÃO 2011

Já nos informou o nosso camarada do Esq.149 José António Botas Cardona que foi pessoalmente fazer entrega em mão de um exemplar da 2ª edição do livro "História do Esquadrão 149" da autoria do nosso Ten. Miliciano Médico  Dr. João Alves Pimenta.
Dado o livro ter sido editado ainda em Luanda sobre a hora do nosso embarque em 1963 e em quantidade muito limitada, a quase totalidade dos livros foram distribuidos pelo pessoal do Esquadrão o que restringiu grandemente o conhecimento deste documento preciso e precioso para a verdade dos factos acerca das missões executadas pelo Esq. 149, nomeadamente na operação "Viriato", uma das mais importantes para o regime no aspecto politico-militar.
Estando há muito esgotada a 1ª edição quis o Dr. João Alves Pimenta promover uma nova edição tendo em vista uma divulgação mais alargada além de corrigir algumas gralhas existentes.
Como disse, o livro foi editado em Luanda em 1963 sobre a hora do embarque para Lisboa. E foi possível editar ainda em tempo de cumprimento de missão porque o Dr. Alves Pimenta o foi escrevendo em cima e à medida dos acontecimentos. No relato dos factos inscritos neste livro não há nada intermediado posteriormente pela memória. Até as suas clarividentes notas de observação acerca do moral e estado físico dos militares assim como medidas de tratamento psicológico por si tomadas para evitar o abatimento dos Soldados mais frágeis, foram pensadas e escritas sob o perigo das balas nos acampamentos isolados na mata e sob o calor da sua generosa humanidade.

Tem agora a Liga dos Combatentes em sua posse, um precioso e fiel documento de consulta para poder confirmar com fidelidade os factos relativos ao Esq. 149 e, avaliar e distinguir sem erro a ficção da realidade ou repudiar quem queira imaginar e escrever a História para, com os feitos alheios, aumentar o seu próprio espólio de heroismo.