quinta-feira, 28 de junho de 2012

FURRIEL PALHAVÃ

FURRIEL PALHAVÃ


VENCESTE A GUERRA TRAVADA COM ARMAS E BALAS E ATÉ AQUELA MORTÍFERA BALA QUE TE ATRAVESSOU O CORPO, LUTÁSTE E VENCESTE AS GUERRAS DO VIVER PELO TEU BEM ESTAR PESSOAL E FAMILIAR, CONTUDO A LUTA FINAL NINGUÉM VENCE E FEZ-TE CINZA E FUMO.

VIVESTE COM GOSTO E EM GRAU ELEVADO DE PLENITUDE A VIDA, AMÁSTE E FOSTE AMADO E AMIGO DOS AMIGOS, CONTRIBUIS-TE PARA O DESÍGNIO DA PRESERVAÇÃO DA ESPÉCIE, CUMPRIS-TE BEM A TUA MISSÃO.

BEM HAJA O TEU ETERNO DESCANSO E PAZ.


HOJE, HÁ CINQUENTA E UM ANOS



Hoje, há cinquenta e um anos, plenos
de jovens lá fomos sábios igorantes
ao cais na alegria da viagem, confiantes
uns nos outros; nós, moços cremos
nos homens, estes na fé dos errantes
corajosos pensando do mal o menos.

E, armados desta força subimos o portaló
firmes nesta unidade de sentimentos
comuns que nos blindaram isentos
de maus presságios ou moinha de mó
de moer juizos e, sem medos ou lamentos
lá fomos serenos, sem raiva sem dor ou dó.


terça-feira, 26 de junho de 2012

149 - EMBARQUE EM LISBOA II

Embarque no "Vera Cruz" na gare marítima de Alcânter em 28 de Junho de 1961. Nesta viagem seguiram os Alferes e Furrieis do Equadrão 149 pois que o restante pessoal da Unidade havia partido no dia anterior no paquete "Princípe Perfeito".
Imagens do embarque do Furriel Contreiras com fotos do seu familiar Venceslau Pinto.







Tanbém nesta viagem com o Vera Cruz carregado com cerca de 2500 homens, os militares instalados em tarimbas nos porões da prôa, igualmente ventilados por um longo tubo de lona, não suportaram o choque violento e contínuo das vagas e a deficiente ventilação sem arejamento no fundo dos porões.
Tais militares pegaram nos seus colchões de palha e vieram instalar-se por todos lugares livres, corredores, decks, átrios, etc., que lhes foi permitido sem discussão pelo comando militar do contingente embarcado.


segunda-feira, 25 de junho de 2012

149 - EMBARQUE EM LISBOA

EMBARQUE DO ESQUADRÃO DE CAVALARIA Nº 149, NO PAQUETE "PRINCÍPE PERFEITO", NO CAIS MARÍTIMO DE ALCÂNTARA EM 27 DE JUNHO DE 1961.
NESTA DATA EMBARCOU TODO O ESQUADRÃO EXCEPTO ALFERES E FURRIEIS QUE EMBARCARAM NO DIA SEGUINTE NO PAQUETE VERA CRUZ.















Foi esta a primeira viagem do "Princípe Perfeito" chegado dos estaleiros na Holanda onde acabara de ser construido.

Os militares, soldados instalados em tarimbas no fundo dos porões pouco ventilados por um longo tubo de lona, às vagas do oceano que lhes batiam directamente coube-lhes ainda levarem em cima também com o cheiro das tintas aindas frescas da pintura do navio.

A sáude dos militares não aguentou tal situação e tiveram de pegar nas suas camas de palha e dormir nos deks, corredores e tudo onde havia espaço ao ar livre para dormir. Além disso, igualmente o cheiro das tintas ainda frescas da pintura do navio impregnou os mantimentos de alimentação que seguiam também nos porões.

Quase todos os militares sofreram uma intoxicação por via respiratória e das comidas devido à contaminação das tintas da pintura do navio, ainda frescas.
Felizmente foi mal menor e passageiro que, tomados os devidos cuidados, não teve quaisquer consequências poteriores nas missões dadas ao Esquadrão.


sábado, 23 de junho de 2012

HOMEM MILITAR - DE SOLDADO A CAPITÃO

O 2º Sargento Cav.ª Avelino José Leitão, nosso Sargento Leitão chefe das transmissões do nosso Esquadrão 149, além do militar de elevadas qualidades e competência técnica que o louvor abaixo, conferido pelo nosso Comandante Rui Coelho Abrantes no Caxito em 12 de Março de 1962, em plena campanha, lhe atribuiu com merecimento, foi iguamente o nosso reporter fotográfico oficial.

Grande amante da fotografia, transportou sempre consigo o material necessário e instalou em todos acampamentos fixos o seu estúdio fotográfico incluindo a improvisada câmara-escura para as revelações. O seu gosto pela reportagem fotogáfica era tal que, a seu pedido, se incorporou em várias operações perigosas para poder fixar em imagens os acontecimentos que o seu sentido-olho-artístico-fotográfico descortinava no interior do decorrer dessa operações.


O Sargento Leitão enviou-me em 03.08.2005 um pacote de 13Kg contendo de forma impecável e organizada todo o espólio fotográfico, por si realizado sobre a nossa campanha em Angola. Confiou em mim como seu fiel depositário e eu procuro ser fiel à sua memória de preservar esse seu património que é também comum a todo o Esquadrão 149.
E além de o querer preservar enquanto for possível e posteriormente fazer entrega dele em Lanceiros 2 ou noutra instituição ligada ao património militar, quero dar início à sua publicação aqui no blog Memória 149.

Assim, em homenagem ao nosso Sargento Leitão e em memória do Esq. 149 e todos nós, Oficiais, Sargentos, Cabos e Soldados Rasos, e para juntar aos documentos palpáveis existentesse; livro do Dr. Pimenta "História do Esq. 149", o filme da RTP "A Grande Arrancada", a placa "Nambuangongo" museológicamente guardada em Lanceiros 2 e o livro "Esq. 149 - A guerra e os Dias" de José Neves, ficará também registada no impalpável imaterial espaço territorial da Net, para nossa memória furura.




As fotos e textos acima, uma súmula da biografia do Leitão escrita pelo próprio, foi-me por sí enviada em carta de 27.09.2005.


Proximamente daremos início à publicação das reportagens fotográficas por ordem cronológica da nossa passagem pela guerra em Angola 1961-1963.


quarta-feira, 13 de junho de 2012

ESQ. CAV. 149 - CAMARADAS DOENTES




Recebi do nosso Camarada de Guerra Furriel Bernardo (mecânico) este mail, transcrito abaixo a azul, que certamente foi enviado a muitos dos nossos camaradas briosos bravos militares do 149.
É com enorme tristeza que vemos mais estes nossos camaradas de armas em Angola em dificuldades com a sua vida normal e a lutar pela sua existência pessoal por motivos de doença.
Ao Palhavã, que uma bala o atravessou e o fez tombar mas não o venceu, e ao nosso Comandante Abrantes que, sagaz Cabo de Guerra, enfrentou e despistou corajosa e tacticamente o inimigo evitando expor os seus Soldados a mais e altos perigos de morte, heróicos lutadores de muitas emboscadas e balas de morte e sempre vencedores e sobreviventes, desejamos muito que vençam também esta difícil nova luta de sobrevivência e possam continuar entre nós e connosco na frente da heróica família que é o Esq. de Cav. 149.

"Os nossos camaradas de guerra, Furriel Palhavã e o nosso Comandante Rui Abrantes, encontram-se muito doentes e hospitalizados. O Palhavã no hospital British e o capitão no hospital militar. Das vezes que os visitei, com o furriel Contreiras e alferes Vitor Ribeiro, a situação não era das melhores. Segundo ultimas informações, mantem-se tudo na mesma. Aguardemos melhoras destes nossos amigos, para que estejam presentes nas nossas reuniões anuais. Para eles as nossas melhoras. Um abraço para todos. José Bernardo"