segunda-feira, 25 de junho de 2012

149 - EMBARQUE EM LISBOA

EMBARQUE DO ESQUADRÃO DE CAVALARIA Nº 149, NO PAQUETE "PRINCÍPE PERFEITO", NO CAIS MARÍTIMO DE ALCÂNTARA EM 27 DE JUNHO DE 1961.
NESTA DATA EMBARCOU TODO O ESQUADRÃO EXCEPTO ALFERES E FURRIEIS QUE EMBARCARAM NO DIA SEGUINTE NO PAQUETE VERA CRUZ.















Foi esta a primeira viagem do "Princípe Perfeito" chegado dos estaleiros na Holanda onde acabara de ser construido.

Os militares, soldados instalados em tarimbas no fundo dos porões pouco ventilados por um longo tubo de lona, às vagas do oceano que lhes batiam directamente coube-lhes ainda levarem em cima também com o cheiro das tintas aindas frescas da pintura do navio.

A sáude dos militares não aguentou tal situação e tiveram de pegar nas suas camas de palha e dormir nos deks, corredores e tudo onde havia espaço ao ar livre para dormir. Além disso, igualmente o cheiro das tintas ainda frescas da pintura do navio impregnou os mantimentos de alimentação que seguiam também nos porões.

Quase todos os militares sofreram uma intoxicação por via respiratória e das comidas devido à contaminação das tintas da pintura do navio, ainda frescas.
Felizmente foi mal menor e passageiro que, tomados os devidos cuidados, não teve quaisquer consequências poteriores nas missões dadas ao Esquadrão.


Sem comentários:

Enviar um comentário